top of page

Um lugar que encanta pela beleza natural, com dunas, furos, o lago e a praia da Princesa. Algodoal é a mais famosa das quatro vilas que formam a ilha de Maiandeua, pertencente ao município de Maracanã-PA. A vila fica localizada a 164km da capital paraense.

A paisagem encontrada na ilha é característica de zonas rurais, possibilitando sossego para quem vem dos centros urbanos.

A maioria das casas são simples. Na vila, não há prédios nem construções gigantescas. O máximo que se encontra são residências de dois andares.

Por ser uma Área de Preservação Ambiental (APA),

Algodoal não possui ruas pavimentadas e nem sistema de esgoto. Como é proibida a circulação de veículos motorizados na vila, os passeios podem ser feitos a pé ou por charretes. Existe uma diversidade destas e os donos dão asas a criatividade na escolha dos nomes.

A formação da vila iniciou com pescadores a partir da década de 1920. Hoje, possui cerca de 800 moradores, segundo o Censo de 2010.

A partir de 2005, com a chegada da internet na vila, o turismo passou a exercer bastante influencia na rotina dos moradores. O fluxo de pessoas transitando em Algodoal aumentou e, com isso, surgiram mais hotéis, pousadas, bares, restaurantes, entre outros empreendimentos. Isso é perceptível caminhando pelas ruas.

Turistas dos quatro cantos do mundo passaram a visitar a vila, principalmente em períodos de alta temporada, como nos feriados de carnaval, semana santa e réveillon e no mês de julho.

Apesar dessa movimentação ser intensa , no local não há caixas eletrônicos e nem casas lotéricas. Os moradores precisam se deslocar até a cidade mais próxima para sacar dinheiro e/ou efetuar pagamento. Alguns estabelecimentos aceitam pagamentos por cartão.

A maioria dos órgãos e instituições públicas locais se concentram próximo à praça, como a Delegacia de Policia Civil, o Ideflor-Bio (Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará) e a única escola da vila, Prof.ª Maria de Lourdes Ferreira. 

As charretes se concentram próximo ao porto de Algodoal, para transportar os visitantes.

bottom of page